segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Pensamentos ** Qual é o seu comportamento?

Fico me perguntando sobre o comportamento das pessoas, além do meu, obviamente.
Existem programas que ganham notas e mais notas de dinheiro para trabalharem com o comportamento humano, para mudá-lo, modificar o que está errado, o que está velho, ultrapassado,o que está demais, o que está de menos, o que é feio...( o que é bonito ninguém quer mudar )...

E as pessoas realmente estão dispostas a todas estas mudanças, pois se cansaram daquela vida monótona onde nada acontece, porque talvez nada muda, ou talvez nelas nada muda, ou o comportamento não muda. Mas uma roupa muda um comportamento? Uma pessoa que nasce e cresce falando palavrões, quando passa por um banho de loja vai parar de fazer isso porque ficou mais chique? Valha-me Deus, com dizem alguns...
A questão do comportamento humano vai bem mais além do que isto, claro.

Desde os primórdios do tempo, o comportamento humano era modificado conforme o ambiente em que vivia, se adaptava ao ambiente em que vivia. Ninguém aceita um ser humano agressivo numa comunidade de pessoas calmas e de paz que não visam a agressão nem sob o maior aspecto necessário. O comportamento humano é dado conforme o ambiente, mas algumas pessoas, como eu, posso dizer, raramente mudo com o ambiente.

Ao meu ver, a atriz Suzana Vieira é um poço de egoísmo e estupidez, fala o que não deve, acha que tem o " rei na barriga " e age como se fosse a melhor do mundo. Tem as pessoas que a acham maravilhosas. ( O filho e só....) Peguei, claro, essa atriz somente como um exemplo, poderia ter pego qualquer celebridade ou cão de rua que possui um comportamento normal ou não.

Aquelas babás que as famílias ( sempre de classe média alta ) que participam de programas, para reeducar os filhos porque são insuportáveis de lidar, correm, choram, tomam conta da casa, fazem tudo o que querem, e ali está, a babá salvadora que vai em uma semana mostrar como se cria as crianças de 5 anos e o milagre acontece. Porque ela nunca foi numa casa de dois cômodos, onde as crianças aprendem na marra a se virarem sozinhas porque a mãe precisa trabalhar o dia inteiro para poder dar o que comer de noite para eles? É ridículo isso.

Mais do que comportamentos inesgotáveis e diferenciados, o ser humano tem comportamentos insuportáveis, como o meu.

Falou o que não gostei? Viro a cara.
Não é como eu quero? Viro a cara.
Não é o esperado? Viro a cara.

Ah, eu poderia dar muitas explicações para isso, mas eu tenho um motivo em especial que não vou usar como desculpa, mas meu comportamento infelizmente é daquele egoísta, que não aceita brigar e dizer que errei, não é aquele que pede desculpas mesmo sabendo que estou errada, que "dá o braço a torcer ". Não consigo e ponto! E muitas coisas se perdem nesses entre meios, fico sempre calada, na inércia e na imensidão do nada, do eco, olhando para o vazio da minha alma esperando o espasmo rítmico do meu coração soar lentamente junto com meus pensamentos.

Qual a sensação de ser assim?
De dor, de perda, de danos internos intensos.
Mudar?
Vai vir algum tipo de babá que me colocará de castigo se eu virar a cara para alguém? Creio que não! Então vai ser difícil.
Eu posso tentar refletir sobre a condição, mas meu ego fatídico me joga em um lodo de mesmice e egoísmo que é difícil para mim sair dele por sequer 5 segundos.
Já fui melhor, uma pessoa melhor, uma pessoa mais acessível, mais humana, mais racional, mais receptiva. Já fui...........
Raciocinava melhor, aceitava melhor os fatos, porque tudo mudou tão rápido? Culpa de uma criação cheia de mimos e sim e mais sim? Grande parte, com certeza. O que causa? Frustrações.
Em trabalhos, relacionamentos, grupos sociais. Creio que o único relacionamento que realmente me dou bem em 100% é com o meu cachorro porque ele realmente aceita tudo o que eu digo e quando não aceita acaba sendo obrigado a fazê-lo porque não tem como intervir nas minhas atitudes. Pobre cachorro.

Li um artigo onde dizia que o comportamento humano está ligado as questões psicológicas e emocionais do indivíduo! Nossa! Que inteligente a pessoa que escreveu este artigo. Creio que isto vem sendo dito por Freud desde muito tempo, mas creio que ela possa ser um pouco desinformada nessa questão, ou o comportamento dela seja de incapacidade de compreender que não é somente ela que descobre sobre isso...

Platão, Sócrates, Freud já estudavam o comportamento humano e com certeza chegaram a grandes descobertas científicas sobre isso. Queria ter servido como cobaia para eles....
Queria que tivessem estudado o comportamento de Hitler, com certeza já o fizeram. Chamar de psicopata está fora de questão. Inteligência avançada está para Nero, Stalin, César, Galileu Galilei, Hitler, Eisnten, Darwin, Santos Dummont, Nelson Mandela, não interfere o comportamento humano para o lado que pende, o que interfere são as ações cometidas e as consequências geradas na sociedade e humanidade por séculos e séculos.

Onde quero chegar?
Simples.
Não sou nenhum grande inventor, mas meu comportamento humano também é um fator degradante interno e desagrada mais do que agrada e isso pode virar séculos e séculos e pode não mudar, mas mesmo assim eu tentarei e um dia eu consigo, se já dei o primeiro passo para a liberdade, darei o segundo para a calma interna.
Podem até me dar um banho de loja, mas meu comportamento interno depende de muita terapia ou de muito tapa na cara para aprender a viver civilizadamente.