domingo, 25 de janeiro de 2009

Geral ** Artigo por Nahman Armony - Psicanalista

Este artigo está na edição de 23/01/2009, número 794 da revista Caras.
Escrito por Nahmam Armony, Psicanalista.
e-mail: nahmam@uol.com.br


Preciso dizer que é um ótimo artigo, tendo em vista a exploração realista do cotidiano de sentimentos.

PARCEIRO DOMINADOR FAZ DO OUTRO UM SERVO E LOGO DEIXA DE AMÁ-LO.

*Algumas pessoas impõe de tal forma os seus desejos ao parceiro que ele acaba por se anular, tornando-se fraco, desinteressante. Muitas vezes o comportamento é fruto do medo de perder: tenta-se eliminar do outro tudo o que possa atrair olhares alheios. O resultado é que mesmo o próprio olhar vai querer afastar-se, pois o antigo objeto de amor torna-se indigno de ser amado.*


Uma das armadilhas prediletas do amor é a exigência de dedicação incondicional do parceiro. De início, a vítima tenta resistir, manifestando seus desejos, discutindo, fazendo acordos. Mas se o outro é uma pessoa ardilosa, que exibe sofrimento diante das frustrações causadas pelos atos afirmativos do parceiro, este acaba cedendo, desistindo de seus valores e de sua postura independente.
Em nome do amor, torna-se servo. E, quando a mudança se instala, parte do que era atraente nele - a força de sua personalidade, a diferença, o desafio, a incerteza - desaparece.
Uma imagem exprime bem a situação: chupar a fruta até tirar dela todos os elementos nutritivos e então cuspir o bagaço.
A dobradinha admiração/aprovação faz parte da composição amorosa. A pessoa se sente valorizada quando é amada por alguém que admira e a aprovação dessa pessoa se torna um elemento importante no equilíbrio da relação. Os conflitos muitas vezes surgem do sentimento de que um não está sendo devidamente apreciado pelo outro e são resolvidos por acordo entre iguais. Se o parceiro não tem vontade própria, se concorda com tudo que o outro deseja, desaparece como pessoa e não pode mais ser admirado.
Sua provação ou desaprovação deixa de ser relevante: já não serve para a auto-estima, para o orgulho de ter um parceiro altivo; já não é um parceiro de luta, pois sua personalidade e força sumiram.
Onde deveria haver dois a enfrentar o mundo sobra apenas um com sua rabeira: uma sombra sem força de realização.
É uma situação paradoxal: deseja-se uma pessoa forte mas se tem medo de que essa força atraia outros, provocando abandono. Faz-se então um esforço para dominá-lo até que ele se torne uma criatura fraca, indigna de amor e incapaz de realizar uma parceria produtiva. Isso nos leva a pensar que em certo número de caos, a insegurança é um dos componentes que mantêm o amor.
Essas considerações se baseiam em um caso que ocorreu em minha clínica.
Um rapaz, de início tímido, havia se tornado auto-afirmativo, adquirindo charme e densidade, usando sua inteligência para estabelecer relações.
Tinha romances que duravam algum tempo e, ao terminarem, causavam um sofrimento que não chegava a atrapalhar sua vida. A auto-estima e o garbo se mantinham. Até que, ao se apaixonar por uma mulher que considerava especial, passou a ter medo excessivo de perdê-la, como se não a merecesse.
Diferentemente das situações anteriores, em que se sentia em plano de igualdade ou mesmo de superioridade, pôs-se em situação de inferioridade e passou a atender às solicitações da namorada, mesmo se contrariavam seus sentimentos e princípios. Logo, perdeu a individualidade, e, com isso, o charme e a essência.
Deixou de existir como pessoa e foi descartado, ficando em um estado de extremo sofrimento e desvalorização. Sua auto-estima desapareceu e demorou para começar a recuperar a sua identidade e sua potência.
O amor exige concessões de parte a parte. Mas certos princípios e sentimentos básicos pessoais não podem ser abandonados, sob pena de um desenvolvimento desfavorável de relação e, pior, de uma transformação de um ser humano consistente em uma inconsistência perigosa para o próprio viver.



( Após ler este artigo, realmente precisei concordar. Não há algo mais chato e desestimulador que, numa relação, você escute sempre um sim, ou a pessoa faça sempre o que você deseja.
Assim, o sentimento se torna como se a pessoa fosse um servo, você manda, ela obedece e então você pensa: " para que uma relação assim se tudo o que penso e digo é afirmado? Onde está a personalidade alheia? Afinal, num relacionamento o importante é cada um com sua personalidade, mesmo que existam discussões sobre os assuntos, mas ao menos você terá alguém forte e especial ao seu lado. Alguém que pode dizer: " Não acredito que essa seja a melhor forma..." e assim fazer você enxergar outras oportunidades.

Claro que muitas vezes concordamos para evitar brigas, mas isto é carinho, dedicação. Agora virar escravo é até falta de respeito por si e pelo outro.

Em relação a não sofrer em relacionamentos, discordo por um momento. Se você ama, acaba sofrendo, mesmo tendo uma auto-estima. Afinal quem nunca sofreu por amor? )

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo artigo!
Anular-se é algo mais comum do que se pensa... É um inimigo silencioso e aje de forma tão gradual que, quando mal percebemos, viramos a "vaquinha de presépio" do outro.
Sei que não é o nosso caso, mas serve de alerta para que não venhamos a cair nessas armadilhas da vida. Há quem não suporte ser contrariado, mas é no embate de opiniões que a intimidade se fortalece, principalmente quando se tem um diálogo sadio e livre de preconceitos.

Beijos, amor! (e continues com essas ótimas publicações).