sábado, 10 de janeiro de 2009

Pensamentos** Corpo e Sociedade

Coisa engraçada o que vou escrever agora, mas é a pura verdade.
Estive pensando em quanto cada indivíduo se baseia na sociedade para que possa se "encaixar" nos padrões que ela deseja.
Há de convir que, as revistas são todas iguais, corpinhos sarados e perfeitinhos, quase que "anoréxicos" se formos analisar, porém meio fútil.
A Dove até fazia propagandas voltadas ao bem-estar físico das mulheres, na Campanha pela real beleza, e por momentos, considerei a hipótese de que o mundo havia sido salvo por alguns segundos de comercial. Que não duraram nada......
Agora, fazendo parte do clube das não tão magrinhas e perfeitas, vejo que a indústria alimentícia e farmacêutica ganha muito dinheiro com isso. Porque as pessoas não querem ser como são, e lógico, cada um tem seu próprio direito de ser como quiser.
Não por vontade própria, e sim por forças maiores, eu engordei. Sim! A menina que antes tinha 44 quilos, hoje está acima do peso e nossa! É como se eu tivesse cometido um crime. Devo ser uma "assassina corporal" porque imagina uma pessoa estar acima do peso, é inaceitável para os padrões modernos.
Não vou entrar no blá, blá, blá de que, quilos a mais causam doenças. Não. Não falo de muitos quilos, de obesidade mórbida e sem fim. Falo apenas de alguns quilos a mais que na visão de alguns fazem toda a diferença.
E não há como evitar os comentários "preocupantes" de pessoas ignorantes como: "Nossa, você engordou hein!!!"
Olha, realmente eu não devo ter espelho em minha casa, porque assim as pessoas precisam dizer como eu mudei.
É. Deve ser isto. Elas querem mostrar o que talvez eu não consiga ver. Pois bem, senhores e senhoras, para a infelicidade de todos, EU TENHO ESPELHO!
Mas quão torturante virou isso. Basicamente um trhiller psicológico de perseguições verbais e analíticas. Se eu emagrecer 1 grama ufa! 2 gramas? Melhor ainda.....para aqueles telespectadores que ficam de plantão, cuidando cada passo, cada coisa ingerida, cada exercício.
Eu sei que muita gente vive para o corpo, passa noite e dia malhando, se olhando no espelho ou olhando para a própria barriga para dizer: "como sou perfeito". Pois bem caro amigo, você não é perfeito, você é medíocre que não consegue viver sem levantar pesos e mostrar que a sua incapacidade de ser uma pessoa decente e só mostra o quanto egoísta és. Você é o que a sociedade denomina de metrossexual? Não, você passa disso. Você, meu caro, vai muito além. "Ai meu Deus, não posso faltar a academia, a natação....meus músculos vão ficar menores...até porque meu cérebro não é dos melhores".

Então, o que se fazer diante de uma perspectiva dessas? Não vou passar horas e horas malhando. Desculpem gente, não é meu estilo....não vou ser candidata a Miss, nem sequer á Rainha da Festa da Uva...com licença! Deixe-me em paz. Eu sei dos defeitos e qualidades que tenho. Eu luto contra meus defeitos, que graças a Deus, consigo perceber.

Mas e quando isso se torna uma punição? Sim, antes eu estava fazendo lentamente coisas para emagrecer aos poucos. E estava funcionando. Até virar tortura.
Estou ao ponto de não poder nada na minha própria casa que sou julgada como "esfomeada".
Se não sair para malhar por horas a fio, sou julgada.
É como se fosse um estorvo, um asco para as pessoas.
Sociedade ridícula, que sabe julgar mais o físico do que lutar para combater as taxas de analfabetismo, de violência! Isso é dever do governo? Creio que não, pois numa dessas em que uma pessoa insensível voltar-se contra mim e proferir palavras arrogantes, eu agirei com violência, aumentando assim o índice....de violência, não de taxa de gordura.
Risadas à parte, por favor, respeite o próximo.

Pare com esta perseguição voluntária de analisar as pessoas em como estão vestidas, em como estão arrumadas e até com quem estão. Preconceito é válido a você? Somente quando é para julgar os outros não? Porque se for você a vítima, nossa.....você vai querer ir a júri popular e cobrar respeito por uma coisa que você não faz.

Então, fica declarado que, a sociedade exige mais do que pode dar, eu tenho liberdade de escolha, eu voto, eu dirijo, eu pago impostos e ah! Se não pagasse impostos talvez poderia ir para um SPA, não? Porque devo ser enorme de gorda!
Não, são apenas alguns quilos a mais, que infelizmente faz a diferença.

Por favor, antes de pensar em algo destrutivo, respeite a minha vontade de viver como quero viver e de não ser parte do perfeccionismo de moda. Ainda....até não criarem uma lei obrigatória!

Um comentário:

Anônimo disse...

Aplausos .. só podia esperar isso de vc.

Beijo