sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pensamentos ** Doação

Pois bem, hoje fiz minha "estréia" no mundo dos doadores de sangue. Mas por qual motivo eu escreveria sobre isto? Simples, eu acho de uma real e necessária colocação sobre este assunto.

Há anos eu quis ser doadora, pois sempre vi isto como um gesto de amor ao próximo e a mim mesma, pois quantas pessoas não são beneficiadas ( infelizmente, necessitadas ), pelo sangue dos doadores? Queria eu não precisar fazer isto, é verdade, pois assim as tragédias seriam menores.
Mas se isso é realmente necessário, tendo em vista o aprimoramento da medicina, pode ser feito da forma mais segura e indolor. Ahhhhhhhhh, uma picadinha de agulha sempre é ruim, mas, ao menos para mim, isso não impede o fato mediante ao grande benefício que ele pode causar.

Sim, existe a possibilidade de não ser utilizado, conforme diz aqui, se não for utilizado em 35 dias ele é descartado ( poxa, seria uma grande desonra ao meu sangue....risos ), além das milhares de oposições que serão analisadas posteriormente. Uma lista imensa de doenças que podem inutilizá-los, e espero que não aconteça isso, claro.
Mas vamos mais além. Eu achei de certa forma engraçado o momento em que estava lá na entidade para doação. Muito bem recebida, é um local da Prefeitura Municipa, muito bem atendida, rapidamente analisada ( colocamos aqui, peso, altura, pressão, temperatura, análise de sangue para descartar anemia e uma triagem digamos, completíssima.)
Após isso, muito bem acomodada, ( gostaria de dormir numa cama daquelas, extremamente confortável e como causa sono, e a única coisa que você não pode fazer é dormir...e desmaiar também seria complicado, mas mais aceitável que tirar um sono), a encarregada faz todos os procedimentos normais e em cerca de 7 minutos foi- se 430 ml de sangue ( vermelho! Ufa! ). E aí sim, aquela pequena tontura, aquele quase desmaio, sensação terrível, mas que dura pouco tempo...Depois de um belo lanche, ( sucos, sanduíches, frutas, bolachas, café, chá), você é liberta deste processo. Liberta? Eu sai agradecida em poder apoiar este movimento, esta campanha que vive em altos e baixos.

Engraçado é que algumas pessoas vão lá para pegar um atestado para poder ficar um dia em casa e outras, claro que não deveria ser assim, vão para poder ter talvez uma única refeição do dia, infelizmente.
Mas é um mundo paralelo, entre a vida e a morte e você estar ciente disto, ajuda e muito.
Minha mãe certa vez precisou de doações de sangue, eu na época, não possuia peso, então não pude ser útil naquele momento, o que me causou uma grande dor. Mas após isto, agora que tenho essa possibilidade, guardei como um dever e sei que também posso ajudar quem precisa.
E não são eles quem devem agradecer e sim eu, que pude me sentir melhor por um simples gesto, mas que com certeza fará a diferença.
Em outro mundo de doações, falamos de doações de órgãos. Sempre fui muito coerente e sensata e digo a todos familiares que desejo sim ser doadora. Creio que devemos aproveitar cada momento para proporcionar felicidade aos outros e a nós mesmos, primeiramente, claro.
Recebi meu cartão de doadora, muito bem feito, como um cartão magnético, com dados pessoais, contato e o número de telefones de banco de doações local. Ótimo, algo útil, e que demonstra mais uma vez não só minha vontade, mas meu apoio a quem toma a atitude de doar órgãos de familiares e afins. É uma vida que vai e uma que se renova. Já imaginou o sentimento de alegria quando uma pessoa tem a chance de refazer a vida?
Pense nisso, sei que está difícil uma pessoa só mudar o mundo, mas cada pequeno gesto, coerente, fará a diferença entre milhões.

http://www.bos.org.br/bos_novo/bos/campanha.php - cartão de doador entregue em sua casa sem ônus.

Um abraço,
Greice

Nenhum comentário: